Instituto Pensar - Música brasileira perde Gerson King Combo

Música brasileira perde Gerson King Combo

por: Mônica Oliveira


Considerado o ?James Brown brasileiro? nos anos 1970, Gerson King Combo celebrou a cultura negra em músicas como "Mandamentos black" (Foto: divulgação)

A música brasileira perdeu um dos mais potentes nomes do movimento funk e do soul no país com a morte do cantor Gerson King Combo, na noite de terça-feira (22), aos 76 anos. A morte foi causada por uma infecção generalizada somada a complicações pelo quadro de diabetes. De acordo com o G1, ele chegou a ser internado no Posto de Assistência Médica de Irajá, no Rio de Janeiro, onde faleceu.

O cantor estava em atividade fazendo apresentações, inclusive durante os tempos de distanciamento e isolamento social. Gerson seria uma das atrações do Caxias Music Festival, mas teve a participação cancelada após passar mal na semana passada e foi internado. No entanto, segundo a própria produção, recebeu alta.

Nascido no Rio de Janeiro em 30 de novembro de 1943, Gérson Rodrigues Côrtes era irmão de Getúlio Côrtes, autor da música "Negro gato?, sucesso na voz de Roberto Carlos e Luiz Melodia.

Além de cantar e compor, o artista também era dançarino e começou sua carreira dublando o Little Richard em programas de rádio. Gérson foi autor de hits da Jovem Guarda e fez parte de várias bandas, como Renato e Seus Blue Caps, Fevers e Fórmula Sete.

Considerado o ?James Brown brasileiro? nos anos 1970, foi autor de discos que viraram clássicos do funk no país, com músicas como "Mandamentos black""Andando nos trilhos? e "God save the King".

O hit "Mandamentos Blacks?, por exemplo, foi o maior sucesso da carreira dele, utilizado em trilhas sonoras de séries e filmes.

O refrão ficou famoso por causa dos versos: "Dançar como dança um black / Amar como ama um black / Andar como anda um black / Usar sempre o cumprimento black / Falar como fala um black / Eu te amo, brother.?

Carreira e relevância

Com uma carreira de relevância para a cultura afro-brasileira, King se dedicou à black music e ao soul, influenciando a cena musical que tinha também Carlos Dafé, Hyldon, Cassiano, Tim Maia, Sandra de Sá e Banda Black Rio. O primeiro álbum, "Gérson King Combo Volume I?, saiu em 1977.

Em novembro de 2019, às vésperas de completar 76 anos, lançou "Uma chance ao vivo?, primeiro single do álbum "Gerson King Combo 70 anos?. O registro foi feito anos antes, em 28 de novembro de 2013, na véspera do 70º aniversário do cantor.

"Infelizmente, essa lenda nos deixou, mas o legado é imortalizado pelo talento, carisma e luta, além da contribuição pela cultura preta.  King vive em nós?, comentou o ator e ex-bbb Babu Santana, em declaração ao Correio Braziliense.

A morte de Gerson King Combo repercutiu entre famosos, principalmente do movimento negro. O grupo Racionais MC?s e os rappers Rashid e Thaíde escreveram mensagens nas redes sociais. Celebridades como Serjão Loroza, Hélio de La Penha, Buchecha e a dupla de grafiteiros Os Gêmeos também deram adeus ao ícone.

Adeus, nós te amamos, brother!

Com informações do G1 e Correio Braziliense



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: